Obviedades Não-ditas

As duas frases mais faladas sobre shoppings são: “Eu odeio shoppings” e “Eu só vou em shopping pra curar a depressão”. Enquanto caminhava em companhia dela, só podia chegar a duas conclusões: Ou o mundo está cheio de mentirosos, ou de depressivos. Demoraram pra encontrar um lugar tranquilo na praça de alimentação lotada e se sentaram.

Entre todas as pessoas do mundo – ou todas as pessoas presentes naquele shopping, que parecia um número bem maior – Ele duvidava que alguém conseguisse acompanhar a conversa que estavam tendo. Se parassem pra prestar atenção, reparariam em um padrão: As expressões “Cala a boca” e “Idiota” apareciam com uma frequência anormal, as vezes seguidas, as vezes não. E no intervalo entre essas palavras, mais gargalhadas do que faria sentido pra qualquer pessoa. Pra Ele, sabia, não fazia sentido.

Assim, a tarde correu bem. Ele sentia-se confortável como nunca, realmente à vontade. Ele falava sobre todas as coisas que lhe interessava, ou sobre todas as coisas do mundo. Claramente, escondendo muito bem guardados todos os pensamentos que lhe transbordavam ultimamente, que paravam em algum lugar entre o início da garganta e as cordas vocais, sem força pra sair.

Como se adiantasse, uma vez que – como ele viria a descobrir muito tempo depois, também conhecido como “tarde demais” – ela lia pensamentos. Não de uma maneira figurada, como essas pessoas que se dizem sensitivas. Ela os lia, de fato, como um super-poder, por mais ridículo que isso parecesse. Porém, ali e agora, Ele não sabia disso. Talvez, a frequência com que Ela dizia “Cala a Boca” sem que ele tivesse dito nada a denunciasse, mas Ele simplesmente não notou.

Sendo assim, todos o esforço de esconder as obviedades não-ditas eram inúteis. Ela já sabia, de tudo. Isso a dava um ar de leve despreocupação, que tanto o interessava – ou, pelo menos, parecia despreocupação. Ele não havia sido agraciado com o mesmo dom que ela e jamais entenderia essa leveza indiscritível.

Horas depois, ou “só alguns minutos” pra Ele, se despediram e deixaram no vazio da presença, o vazio de todos os “Cala a boca”, “Idiota” e todas as obviedades não ditas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s